domingo, 27 de setembro de 2009

Postagem do Grupo 3

Homem: animal social ou político


O texto visto em aula no dia 22.09.2009 trazido pela professora Simone,tenta transmitir para os alunos, que todos os seres humanos da face da terra,sejam esses pertencentes a países subdesenvolvidos,emergentes, ou até mesmo a países desenvolvidos agem,de tal modo que o meio exterior é sempre preocupante para estas.Realmente as pessoas se prendem às vezes a não fazer suas respectivas ações prazerosas,devido ao medo,isto é,ser julgado por alguém alheio.Não podemos ser assim,temos que ser livres,isto é,devemos pensar e agir por si próprios,não se constragendo a fazer o que não se deseja nem sendo escravo ou prisioneiro do mundo.
Mas pensando por outro lado,há momentos em que não precisamos da influência externa para agir da forma que queremos.Esse momento é considerado um pouco livre(sabor dos alimentos,opinião de cada umetc.) segundo Hannah Arendt filósofa política que estudou a condição humana esse momento chama-se labore (significa comer,beber,fazer as necessidades etc.). Resumindo,todos nós,homens,mulheres, somos condicionados pelo fato de viver em sociedade,assim nos baseamos em influências externas.
Fazendo em síntese do título do texto visto em aula esclaremos que o termo "homem animal social" quer dizer segundo Sócrates o seguinte:se o homem só existe para comer,dormir,beber e fazer sexo,ele na verdade não é homem e sim um verdadeira animal social.Já o termo político" tenta transmitir algo contrário do termo mencionado anteriormente,ou seja,transmiti que o ser nesse caso é alguém capaz de produzir trabalho na sociedade sendo alguém politizado,ou seja, capaz de opinar no mundo.
Por fim, a aula estavamuito produtiva,pois além,de haver muita interação e entusiasmo entre os alunos,a professora conseguiu transmitir o que havia programado para a aprendizagem da turma(opinião do grupo três).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aula II

Continuação do assunto:A condição humana( Hannah Arendt)

Atividade com um texto da Hannah Arendt.
Tarefas:
Grupo 1:
Resumo;
Grupo 2: Mapa conceitual;
Grupo 3: Blog;
Grupo 4: Mini palestra;
Grupo 5: Mini texto;
Grupo 6: Charge.

No fim da aula os três primeiros grupos que terminaram a atividade concorreram à uma linda caixa de bis e aos prêmios de consolação. O grupo ganhador foi o 1.

Ficou para a última aula a apresentação do grupo dos mapas conceituais e da palestra.

Grupo Responsável pela postagem: Grupo da Jéssica ( grupo 3).

A postagem consiste em dizer mais ou menos o que aconteceu na aula, qual foi a interpretação de vcs do texto e que relação o que o texto que a autora escreveu tem com a realidade. Pode colar fotos, desenhos ou fazer esquemas de resumo, o que quiserem. Mas lembrem-se que este blog será uma espécie de caderno virtual de vocês onde vocês poderão procurar o que estudar para as avaliações.
**Caso o pessoal do mapa conceitual e da charge queira publicar aqui o que fez pode também.
Era isso, aguardo as postagens e os comentários!

Gostei da participação de vcs hj e da colaboração com o silêncio! Abraços, Simone.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aula I

Filosofia Política

Atividade: Jogo de votação, formação dos grupos.

Grupos:
1) Camila, Lucas, Rafael, Guilherme e Juliana.
2) Morgana, Débora, Daniela, Felipe e Lucas L.
3) Cristiane, Fábio, Jucele e José.
4) Raissa, Veridiane, Ciro e Filipe.
5) Jéssica, Letícia, Ricardo e Jeve.
6) Bruno, Alessandro, Guilherme e Douglas.

* Infelizmente quem não estava na aula ficou sem grupo e vai para a repescagem .Favor entrar em contato na aula que vem para que eu possa acrescentar na lista!

- Os grupos permanecerão nesta formação até o fim do ano, portanto, peço que se entendam entre vocês, pois a gente nem sempre pode escolher com quem vai conviver e trabalhar. ;)
- O primeiro nome da lista, ou seja, os que foram mais votados automáticamente são os líderes do grupo e os que vão tentar organizar o andamento dos trabalhos que vão ser feitos em aula (Camila, Morgana, Cristiane, Raissa, Jéssica e Bruno).

Conteúdo: Hannah Arendt ( 1906 - 1975)- Teórica Política alemã. Também foi considerada por muito filósofa mas não gostava muito de ser chamada assim, fumava bastante( notem na foto). Foi para os EUA durante o nazismo e era de origem judaica. Escreveu livros muito bons entre eles
"A condição Humana"(de 1958) que diz respeito as formas de vida que o próprio homem impõe a si mesmo para sobreviver e para suprir sua existência.

- Segundo ela todos os homens são condicionados, até mesmo os que condicionam os outros.

Continuação: Como o tempo acabou, este tema terá continuidade na próxima aula juntamente com a leitura e interpretação coletiva e individual de um trecho do que ela escreve sobre isso.

Abraço,

Simone.

Continuando a conversa...

Criei este blog primeiro pra deixar um registro sobre a quantas andamos nas nossas aulas, segundo, pra que vocês possam expressar suas opiniões, sentimentos, rancores e entendimentos sobre o que estamos trabalhando, terceiro para que eu possa avaliar a participação de vocês que irá para além da sala de aula, pois o aprendizado não é só para resolver provas, e quarto, para que aqueles que faltam possam saber em que pé estamos.

Na aula que vem explico melhor como isso vai funcionar!

Era isso. :)
Valeu, abraço.