quinta-feira, 29 de outubro de 2009


Oi pessoal!

Mais uma enquete pra vcs!

Na opinião de vocês exite uma relação entre regras e liberdade? de que forma?


quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Aula VI

Olá pessoal!

Na aula do dia 20 tivemos as apresentações dos grupos de trabalho e obtivemos ótimos resultados.A maioria participou ativamente e fez um excelente trabalho.Tivemos o grupo 6 que não ralizou a entrega do trabalho, o qu deixou meio "capenga"o planejamento. Mas como era por motivos de saúde o trabalho será apresentado na próxima aula para que o resto da turma não fique no prejuízo, pois, como todos apresentaram, nada ,mais justo o grupo 6 apresentar tb.
No próximo dia 27 não estrarei, vcs terão aula com o professor Zolin.Vou pensar numa maneira de cobrar algo do que ele vai ensinar na terça que vem. Por isso, prestem a atenção e anotem!

Bom, com relação à atividade com o texto, tentem fazer da melhor maneira possível e se der entreguem( dia 03/11) digitado.Não entendo pq vcs entregam ainda as coisas à mão, enfim...Não ficarei cobrando o tabalho, espero que vcs se organizem para fazer todos. Todos valerão nota e farão parte da média final.
Bom era isso, espero q vcs tenham uma ótima semana. Qualquer coisa amndem e-mail ou gritem lá no msn que na medida do possível responderei.

Abraços,

Simone.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Desigualdades e Ações Afirmativas

Grupo 1 – Cristiane, Daniele, Fábio, Geise, José Otávio e Jucele – Turma 421

Referente à aula do dia 12/10/2009 – Desigualdades e Afirmações Positivas

 

            As diferenças no mundo são inevitáveis, portanto não é correto discriminar alguém por uma diferença de etnia, costume, fala, entre outros. Ocorrem muitas brigas apenas por esse tipo de atitude (por times de futebol, religião, ignorância...), e o Brasil não tem muito do que se orgulhar quanto a isto.

 

            Essas diferenças são o tema principal da aula, abordado inicialmente com gráficos – demonstravam a taxa de freqüência líquida e desemprego, no qual observamos maiores números de mulheres negras sem emprego – e com afirmações positivas ou cotas, que são medidas tomadas para eliminar desigualdades acumuladas ao longo da história e para garantir maior igualdade a todos.

 

            Então vimos um texto em que se conta o caso de dois corredores,um amarrado e outro solto. De fato, quem ganha a corrida é o que está solto, havendo assim uma injustiça. Resolvem soltar o corredor preso, mas, como está há muito tempo sem correr, continua perdendo. A discussão é: o que fazer para promover a igualdade entre eles se não podemos mudar o passado do que estava amarrado? Alguns sugerem que se dê um treinamento especial para o que estava amarrado e outros dizem para lhe dar uma vantagem e sair na frente.

 

            Esta história é uma metáfora utilizada para representar melhor as cotas. Reservar um determinado n° de vagas nas universidades é como largar aquele corredor na frente. Nosso grupo tem opinião unânime: somos contra as cotas. Não acreditamos que isso seja uma ação afirmativa, e sim discriminativa. Pensamos que todos têm a mesma capacidade e que o que aconteceu no passado não tem mais nada a ver com o presente (não é só porque meu bisavó era médico que eu serei rico). Às vezes, um candidato perde a vaga pra um cotista que, por falta de preparo, pode não ter condições de acompanhar o curso. Não é porque alguém é negro, ou pobre que não tem condições de passar no vestibular. Esta solução deveria estar no ensino fundamental e médio, para os candidatos que não podem pagar um bom colégio particular possam ter um bom ensino público e, assim, ter chances de passar em seu curso, sem ter que sofrer discriminação dentro da faculdade porque passou com um "empurrãozinho". Também muitas pessoas podem se “escorar” nisso.

 

            Pensamos que deveria se ter um cuidado mais especial com os deficientes físicos – mais preparação da universidade, tanto na estrutura como na didática das aulas para pessoas surdas, cegas,etc.). Além disso, se todos fossem bem instruídos desde o início não seria necessário haver cotas.

           Outra sugestão mais aceita, não só pelo grupo, mas por anti-cotistas, é adotar o sistema de cotas econômicas, já que elas visariam apenas a dificuldade dos alunos em adquirir conhecimento, sem focar-se em aspectos menos relevantes ou mais discriminadores como cor, sexo, idade, origem, etc - claro que há negros com mais educação do que muitos brancos, devido a suas condições econômicas. 

 

            A aula foi excelente, mostrou a sintonia em que o nosso grupo se encontra. Não nos deparamos com nenhuma dificuldade de compreensão e não foi necessário discutir muito, apenas analisamos e organizamos nossas ideias.

terça-feira, 13 de outubro de 2009



Aula V

Primeira parte: Jogo do dado em que os grupos sortearama s atividades da semana:

Grupo 1:> Postagem no blog sobre as “Ações Afirmativas” e/ ou sobre as desigualdades. Não esquecer dos dados de identificação: Título, Nome, N°do grupo, data. E pedir para que os colegas comentem no decorrer da semana. Meta: 15 comentários( não penas dos integrantes do grupo)

Grupo 2: Trazer uma notícia, gráfico ou texto que trate do tema “ações afirmativas” ou desigualdades (digitado) e uma questão para debate em sala com os colegas. Dando a possibilidade de resposta a apenas um integrante de cada grupo que servirá de porta-voz para a questão. Não esquecer dos dados de identificação: Título, Nome, N°do grupo, data, professor e referências.

Grupo 3: Trabalho com o texto de John Rawls de acordo com os parâmetros estipulados. Explicar como funcionou o trabalho para a turma na próxima aula para que eles possam fazer também. Entregar (cada um do grupo) o material escrito utilizado em todas as etapas: rascunho, resumo, a análise temática e a reelaboração reflexiva, pode ser escrito a mão.

Grupo 4: Resumo oral do conteúdo trabalhado na próxima aula a fim de relembrar o que aconteceu na última aula. Obs: todos do grupo devem dar sua contribuição (falando) Para isso é necessária uma organização e distribuição das falas de modo que todos possam se manifestar organizadamente.

Grupo 5: Apresentar de forma oral e escrita o surgimento das ações afirmativas no Brasil e em outros países, o que se têm feito neste sentido e apresentar um argumento a favor e outro contra esse tipo de atitude, ambos bem justificados e de preferência apoiados em referências. (entregar digitado). Não esquecer dos dados de identificação: Título, Nome, N°do grupo, data, professor, índice e referências;

Grupo 6:
Coletar na Internet ou em outras fontes os dados biográficos e bibliográficos sobre John Rawls e sobre suas concepções filosóficas e políticas. Fazer breve explanação para a turma na próxima aula e entregar digitado e com as devidas fontes consultadas em anexo. Atenção para não apenas copiar o texto ,tentem colocar com as suas palavras. Não esquecer dos dados de identificação: Título, Nome, N°do grupo, data, professor e índice.

Hoje começamos um novo tópico que se chama: Desigualdades.

*Na segunda parte da aula analisamos em grupo uns gráficos e debatemos algumas coisas sobre o fato do Brasil ter essa mistura enorme de raças(etinas), sobre a exclusão de algumas minorias étnicas e sobre o que o governo está ou deveria estar fazendo no sentido de amenizar as diferenças;

**** A professora s enganou entre líquido e bruto e foi procurar na internet:
Rendimento - Quantia em dinheiro que uma pessoa aufere ao longo de um determinado período de tempo.

Rendimento Bruto - Rendimento de uma pessoa antes da dedução das quantias devidas a título de segurança social e outros impostos.

Rendimento Liquido - O rendimento de uma pessoa depois de deduzidas as contribuições para a segurança social e outros impostos.

:S sorry.

* Caímos então no tema: "Ações Afirmativas"e um colega leu uma metáfora que trata do tema e seus problemas.

* Após isso, cada grupo deveria montar rápidamente uma concepção em torno do tema e apresentar par aos outros colegas.

* Aconteceu uma "equena balbúrdia" em torno de uma concessão feita pela professora, mas a rebelião foi controlada pq bateu para o recreio. Tentarei ser mais "parelha"nas próximas aulas. ;)

Era isso, espero os trabalho para a próxima aula e a postgem a tempo de conseguir a meta de comentários.

Abraço pra todos!

Simone.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Perguntinha!


Pergunta pra próxima aula:
O dinheiro traz felicidade?

Respondam apenas sim ou não!
valeuuu!
abraço.

terça-feira, 6 de outubro de 2009


Aula IV

* Nesta aula tivemos as apresentações restantes dos grupos de trabalho da aula passada, em que os gurpos realizarma um ótimo trabalho, ultrapassando as expectativas e convidando os demais colegas ao debate. Foi mutio interessante ver o pessoal expressar suas idéias e fazer as conexões coma realidade!

* As notas referentes à primeira rodada foram divulgadas e tivemos uma breve explicação sobre a visão política de Aristóteles e as diferenças entre o seu pensamento e o de seu mestre Platão tentando mostrar que nem sempre conhecimento é sinônimo de sabedoria e que existem vários tipos de visão política que devem ser bem estudadas e pensadas a fim de por nós mesmos tentarmos decidir qual a que consideramos a mais satisfatória.

* Ao final da aula foi pedido que se respondesse( individualmente) duas questões na forma de uma pequena redação a fim de refletir e colocar no papel o que se entendeu do conteúdo de aula. Infelizmente o tempo foi curto e o trabalho não ficou muito satisfatório. A oportunidade será dada novamente na próxima aula pra que possamos juntos desenvolver um trabalho mais completo.

* Também houve uma votação referente ao próximo conteúdo e venceu o tema :Desigualdades.

* E a lei da atração?? é real? essa questão ficou em aberto após um dos ganhadores da caixa de bis afirmar que sim. Bruno, se explique!

OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO! Abraço, Simone.

domingo, 4 de outubro de 2009

Aula III

Nesta aula foi iniciada uma sequência relativa aos vários pensadores políticos. Iniciamos por Platão e conversamos sobre sua obra A República. Foi encenado o Mito da Caverna para que alguns elementos fossem trazidos para a aula. Também foram distribuidas as tarefas para os grupos que irão apresentar na próxima aula.

Grupo 1: Elaborar e Responder 4 questões sobre a temática aobrdada em aula;

Grupo 2: Comentário sobre o tema no Blog;

Grupo 3: Charge crítica sobre o tema;

Grupo 4: Pensar e escrever um exemplo prático sobre a temática;

Grupo 5: Resumo Oral do conteúdo a ser apresentado na próxima aula;

Grupo 6: Postagem no Blog.


Postagem do Grupo 6 _ Mito da Caverna


Encontramos essa tirinha do Mauricio de Sousa, feita com base no “Mito da Caverna” (encenado na aula do dia 29/09/09), que vale a pena ler e refletir sobre a história e como ela está relacionada com o nosso dia-a-dia. É só clicar no link abaixo:



www.youtube.com/watch?v=7xmGB99PYHk



No mito da caverna, vimos os homens parados, admirando a parede, contemplando a vida. E isso também acontece nos dias de hoje. Muitas pessoas ficam o dia todo em casa vendo TV, sendo que lá fora tem um mundo todo esperando para ser vivido. Só que nos casos de hoje a mídia é culpada disso tudo. Eles incentivam as pessoas a ficarem o dia todo assistindo TV, em vez de saírem e aproveitarem o dia.
Mas isso não se restringe apenas a televisão, também existem pessoas que só utilizam computador, internet. Muitas pessoas utilizam jogos e simuladores para viverem, no computador, a vida que não conseguem viver no mundo real.
As pessoas estão esquecendo de se divertir, estão esquecendo do mundo lá fora!!!