Grupo 1 – Cristiane, Daniele, Fábio, Geise, José Otávio e Jucele – Turma 421
Referente à aula do dia 12/10/2009 – Desigualdades e Afirmações Positivas
As diferenças no mundo são inevitáveis, portanto não é correto discriminar alguém por uma diferença de etnia, costume, fala, entre outros. Ocorrem muitas brigas apenas por esse tipo de atitude (por times de futebol, religião, ignorância...), e o Brasil não tem muito do que se orgulhar quanto a isto.
Essas diferenças são o tema principal da aula, abordado inicialmente com gráficos – demonstravam a taxa de freqüência líquida e desemprego, no qual observamos maiores números de mulheres negras sem emprego – e com afirmações positivas ou cotas, que são medidas tomadas para eliminar desigualdades acumuladas ao longo da história e para garantir maior igualdade a todos.
Então vimos um texto em que se conta o caso de dois corredores,um amarrado e outro solto. De fato, quem ganha a corrida é o que está solto, havendo assim uma injustiça. Resolvem soltar o corredor preso, mas, como está há muito tempo sem correr, continua perdendo. A discussão é: o que fazer para promover a igualdade entre eles se não podemos mudar o passado do que estava amarrado? Alguns sugerem que se dê um treinamento especial para o que estava amarrado e outros dizem para lhe dar uma vantagem e sair na frente.
Esta história é uma metáfora utilizada para representar melhor as cotas. Reservar um determinado n° de vagas nas universidades é como largar aquele corredor na frente. Nosso grupo tem opinião unânime: somos contra as cotas. Não acreditamos que isso seja uma ação afirmativa, e sim discriminativa. Pensamos que todos têm a mesma capacidade e que o que aconteceu no passado não tem mais nada a ver com o presente (não é só porque meu bisavó era médico que eu serei rico). Às vezes, um candidato perde a vaga pra um cotista que, por falta de preparo, pode não ter condições de acompanhar o curso. Não é porque alguém é negro, ou pobre que não tem condições de passar no vestibular. Esta solução deveria estar no ensino fundamental e médio, para os candidatos que não podem pagar um bom colégio particular possam ter um bom ensino público e, assim, ter chances de passar em seu curso, sem ter que sofrer discriminação dentro da faculdade porque passou com um "empurrãozinho". Também muitas pessoas podem se “escorar” nisso.
Pensamos que deveria se ter um cuidado mais especial com os deficientes físicos – mais preparação da universidade, tanto na estrutura como na didática das aulas para pessoas surdas, cegas,etc.). Além disso, se todos fossem bem instruídos desde o início não seria necessário haver cotas.
Outra sugestão mais aceita, não só pelo grupo, mas por anti-cotistas, é adotar o sistema de cotas econômicas, já que elas visariam apenas a dificuldade dos alunos em adquirir conhecimento, sem focar-se em aspectos menos relevantes ou mais discriminadores como cor, sexo, idade, origem, etc - claro que há negros com mais educação do que muitos brancos, devido a suas condições econômicas.
A aula foi excelente, mostrou a sintonia em que o nosso grupo se encontra. Não nos deparamos com nenhuma dificuldade de compreensão e não foi necessário discutir muito, apenas analisamos e organizamos nossas ideias.
"Cotas" não deixam de ser um meio de discriminação, se analisarmos ao fundo. Por um lado as ações afirmativas são ótimas: Inclusão Social!
ResponderExcluirO que eu acho ridículo é termos cotas para NEGROS! Ah, por favor? E daí que a maioria dos pobres (periferia) são negros, como alguns defendem?
Ao meu ver é errado 'separar por raça', seja lá qual for a situação (Ter mais pobres negros do que brancos, e, nosso caso). É mais certo separarmos em classes sociais. Não enxergo mover vagas para negros para a área de Classe Baixa como algo ruim, como um "Apoio das classes dominantes", defendido por alguns.
O que acho correto,em relação as cotas é investir em educação e outros recursos importantes para formar uma nova geração que, fazendo um trocadilho com o que está escrito no texto acima, permita que essa nova geração saiba e possa correr livremente para promover assim uma igualdade.
ResponderExcluirmeu deus o.O eu nunca teria paciencia pra escreve tudo isso.
ResponderExcluirsua FILÓSOFA :D
Concordo com o moothz, por mais que cota seja um meio de incluir pessoas diferentes, que por seus ancestrais foram menos favorecidas, as cotas são uma forma de discriminação, porque no fundo quer dizer que não são bons o bastante pra concorrer com os demais.
ResponderExcluirEu concordo com a opinião do grupo. A solução para os "despreparados" passarem no vestibular é melhorar o ensino fundamental e médio. O que nós entendemos pelas cotas é que o governo não tem capacidade de oferecer uma educação aceitável para os jovens estudantes de instituições públicas, e, ao invés de oferecer um ensino melhorado, facilitam todo o resto.
ResponderExcluirodeio cotas, elas deveriam existir só pro deficientes -.-
ResponderExcluirCotas, como uma alternativa imediata, não deveria levar em consideração etnia, e sim classe social... o quão desavantajado economicamente é um cidadão em relação à outro.
ResponderExcluirMelhorar o ensino agora não ajudará os que já passaram por ele. Logo, duas medidas deveriam ser tomadas: a melhoria do ensino e aplicação temporária de cotas que levassem em consideração as condições econômicas e as oportunidades de contato com uma boa educação.
(Qualquer utopia é mera coincidência)
bem, eu [em boas partes] sou a favor da cota
ResponderExcluircomecarei com fatos
fato 1 - existem desempregados
fato 2 - existem empregos a espera de pessoas qualificadas
fato 3 - existem pessoas q jah nascem em desvantagem
com base nisso afirmo q cotas ~podem~ diminuir as desigualdades q existem em nossa sociedade, dando vantagem a algumas pessoas as quais "ganharam" desvantagens sem ter feito nda
obvio q isso nao eh uma soluçao decente, ideal
mas... arrumar o ensino fundamental e o medio? tipo... isso nao acontece do dia pra noite, outra, isso gasta grana, MUITA grana [alguem aki tem noçao da realidade das escolas nem q sejam um pouquinho mais afastadas do centro??].
resumindo [e concluindo], num sistema onde as coisas nao acontecem no ideal q deveriam, onde a educaçao nao eh tida como prioridade, pequenos passos como esse podem ser grandes passos na vida de pessoas as quais mais sofrem com as desigualdades sociais
Concordo plenamente!Cotas = Discriminação
ResponderExcluirComo o Moothz falou, Cotas para negros?! Por acaso a melanina a mais atrapalha o aprendizado? Não tem sentido.
Gostei muito da alternativa das cotas por renda, seriam mais.. aceitaveis, ja que nem todos podem pagar cursos pré vestibulares, que é uma das peças chaves quanto ao vestibular, pois ajudam muito. O fato de o aluno não ter meios de estudo por causa de dinheiro é muito mais aceitavel do que por etnia. Sem falar nas cotas para indios que em maioria sobram. As vezes é 1 para 2 vagas, enfim.
ResponderExcluirAcredito que ajuda ao entrar na faculdade não assegure a permanência nela.
ResponderExcluirEsse sistema de cotas dá ao estudante vantagens somente para entrar em faculdades, contudo existem outros tipos de graduação no país que não atraves de faculdade em si, como é o caso das escolas militares. Sem entrar na questão do mérito pessoal, quem presta esses concursos está concorrendo de igual para igual, porém os que tiveram um ensino fraco estão supostamente em desvantagem.
Acredito que a culpa não seja totalmente das escolas, o aluno tem que fazer a sua parte. Vemos relatos de maus comportamentos de alunos (o que se mostra uma coisa ordinária em todo o país) por exemplo: agressão a professores e depredação. Isso não é estimulo pra professor e nem para o governo melhorar o seu ensino e as escolas.
Além do governo, a moral das classes mais pobres tem que ser trabalhada, mostrar que o estudo engrandece a pessoa e o país.
Nossa que lindo isso, adorei mto!
ResponderExcluirConcordo com a opinião do grupo, a iniciativa de cotas ajuda num primeiro momento, inserindo excluídos no ensino superior. Porém, estes não conseguem acompanhar a evolução da turma e tal iniciativa se revela um verdadeiro "tiro no pé". É mais uma famosa "Lei para Inglês ver", funciona na teoria...
ResponderExcluirJá ouvi argumentos de que "cotas para negros são uma tentativa de pagar uma dívida histórica", e não consegui enxergar validez neles.
ResponderExcluirSe fôssemos seguir o ridículo senso pseudo-histórico vingativo em que se baseiam os usuários do argumento acima, onde pararia nosso país? Pense em filhos sendo punidos porque o pai morreu antes de pagar sua pena, e em descendentes de alemães que nada têm a ver com o Holocausto sendo punidos pelo genocídio de judeus. Se a maior parte da população negra não tem acesso à educação necessária para ser aprovada no exame de admissão a uma universidade, isso é culpa de um Estado de postura E estrutura historicamente caóticas e incorretas, não de jovens que nasceram há pouco menos de duas décadas. O mesmo se aplica para cotas a índios, e em certos aspectos, às cotas para alunos saídos de escolas públicas: é muito mais fácil para o Governo reservar vagas a pessoas, na maioria dos casos não-qualificadas por própria culpa da estrutura da educação pública, do que reformar tal estrutura, não?
Viva o Brasil, viva a democracia, e viva as operações tapa-buraco para população burra (e com direito a voto) ver!
Negros nascem igual a nós, por que teriam mais direito que nós?
ResponderExcluirAs cotas ja foram utilizadas em países desenvolvidos, fizeram o seu papel, e foram revogadas logo após. Porém esses países tinham um preparo melhor na base, nos ensinos básicos e médios.
ResponderExcluirO Brasil deveria começar porai, pelo ensino básico. E não qualquer ensino básico, mas um ensino de qualidade.
Sou totalmente contra qualquer tipo de cotas. Não se deve facilitar um provesso seletivo baseado em qualquer requisito que não seja a capacidade individual da pessoa.
ResponderExcluirCotas são um modo preconceituoso do governo se manter longe da culpa de não proporcionar um ensino de qualidade e livre de custos (o que é um ótimo assunto em tempos de Copa do Mundo e Olimpíadas) e de iludir o povo com a idéia de que todos somos iguais.
Não somos iguais, por isso mesmo que somos chamados de "indivíduos". E essa individualidade é que poderia compôr um país digno de respeito.
Facilitar o ingresso de alguém no ensino superior não é fazer com que o país evolua. Se uma pessoa não consegue cumprir as exigências mínimas para o ingresso, ela não vai conseguir manter o ritmo do curso superior, não vai acompanhar devidamente e, futuramente, vai se tornar um profissional medíocre.
Tu gostarias de confiar tua vida, em caso de vida ou morte, à um médico que entrou na universidade por cotas, teve um baixo rendimento durante todo o curso? Eu não.
Melhorem o ensino, criem programas de acompanhamento educacional nos colégios, planejem melhor o investimento em educação e com certeza, ninguém mais vai ouvir falar em cotas.
=)
Ah, então quero cotas tambem, pra descendente de alemão, pra descendente de italiano, pra descendente de japones.. igualdade né..
ResponderExcluirConsidero as cotas como um "preconceito", pois nas entre linhas elas afirmam que pessoas negras são menos capacitadas que brancas, fato q não é verdade(cito Ben Carson como argumento). portanto acho que uma educação de qualidade seria a solução a longo prazo, a curto e médio prazo as cotas por renda seriam uma solução "mais aceitavel" para suprir nossa educação publica deficiente.
ResponderExcluirEndri
concordo com o grupo. O governo deveria optar pela mudança da educaçao no primario , com isso valorizando a todos igualmente .
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