A teoria da arte como imitação esta entra as mais antigas teorias da arte e foi aceita por muito tempo pelos artistas como a única teoria verdadeira da arte. Faremos um breve relato da sua definição que constitui a tese central dessa teoria da arte a seguir:
Uma obra é considerada de arte, somente se imitar alguma coisa.
Vários filósofos tinham como sua referência à arte a imitação, Aristóteles se referia a arte como imitação, mas divergia do pensamento platônico pelo fato de supor que os objetos naturais copiados pela arte, não são por sua vez cópia de nada, sua idéia era mais favorável à arte. Se levarmos em consideração o pensamento de Platão que afirmava que as obras eram copias imperfeitas de seus originais, ou seja, era uma imitação dos objetos naturais; e por muitas vezes afirmava que os próprios objetos naturais eram cópias de seres perfeitos.
Pontos favoráveis na discução sobre a arte da imitação:
ü Como esta teoria da arte apresenta um critério muito rígido de classificação das obras de arte nos permite distinguir, aparentemente, com certa facilidade uma obra de arte de um objeto que não é uma obra de arte.
ü Possibilita-nos um critério de valor das imagens, podendo dizer se uma obra de arte é boa ou ruim, pois essa qualidade se daria pelo fato da obra mais se assemelhar coma realidade (objeto imitado). Outro ponto importante é que essa teoria adéqua-se em varias formas artísticas como esculturas, filmes, pinturas etc, pelo fato de imitarem da natureza, suas paisagens, pessoas etc.
Podemos ressaltar como pontos negativos desta tese sobre a arte:
v O fato de existirem obras de arte que não imitam nada da natureza, como as pinturas abstratas e outras obras visuais não figurativas.
v Quanto ao critério de definição das obras de arte citado acima, temos em vista que nenhum critério estipulado para qualificar uma obra de arte é suficientemente bom para todas as pessoas, pois suas opiniões sobre a qualidade de uma obra de arte são diversas e distintas. Não nos possibilitando aceitar somente e obrigatoriamente uma definição de arte.
v Também podemos encontrar falhas na teoria quanto a valoração das obras, pois tendo em vista que mesmo tendo obras representativas ótimas, não podemos classificar certas obras de arte porque não imitam nada, não nos possibilitando classificá-las quanto boas ou más. Pois seguindo esses critérios teríamos a fotografia como a mais perfeita das artes. Isso não acontece pelo fato de com relação ao critério valorativo da obra de arte, esta teoria esta muito distante de satisfazer todas as objeções que surgem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário