segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Arte como Forma Significante


Arte como Forma Significante

“Uma obra é arte se, e só se, provoca nas pessoas emoções estéticas.”

Nesta categoria, encontram-se as obras de arte que despertam sentimentos estéticos, sendo que estes não precisam necessariamente ser sentimentos belos ou agradáveis, podem muito bem ser angustiantes e perturbadores, às vezes até beirando o feio. E é este tipo de arte que será apresentado a seguir:

Adriana Varejão

Através da releitura de elementos visuais incorporados à cultura brasileira pela colonização, como a pintura de azulejos portugueses, ou a referência à crueza e agressividade da matéria nos trabalhos com “carne”, a artista discute relações paradoxais entre sensualidade e dor, violência e exuberância.








Guillermo Vargas Habacuc

Uma instalação de arte montada por ele usava um cão de rua, faminto e doente, preso a uma corda. O animal morreu por inanição e falta de cuidados veterinários.


Nele Azevedo

Nele Azevedo é um artista brasileiro que faz esculturas de gelo em locais públicos, que duram apenas 1 dia, tempo suficiente para que toda a arte vá por água abaixo, literalmente.




O Ninho Gigantesco de Verdonck

O artista belga Benjamim Verdonck criou um ninho no Rotterdam Weena Torre e ficou lá durante algum tempo, em uma instalação chamado "a Grande Andorinha."


Mauro Holanda – “A cebola"

Da Série Alma Descarnada: Mauro diverte-se fotografando, de forma “clássica”, alguns ingredientes curiosos que constituem o dia a dia de um grande chef de cozinha.



HEP - Human Emotion Project

Esse é o cartaz duma instalação com vídeos que “expressam as complexas forças que nos identificam como seres humanos: as emoções.”





Na entrada do Museu de Arte Contemporânea de Chicago, uma curiosa instalação deixava os pedestres ressabiados.


A Cabine telefônica de Banksy

Paródia das famosas cabines telefônicas de Londres, feita pelo guerrilheiro britânico e artista Banksy.


A Casa-Túnel de Havel

A instalação abaixo faz parte do projeto Inversion, da Art League Houston e foi criado por Dan Havel e Dean Ruck. Basicamente, eles transformaram duas casas velhas , que estavam prestes a ser demolidas, em um funil gigante.


A Barraca de Oração Pública de Mortimer


O artista Dylan Mortimer fundiu uma cabine telefônica e um oratório dentro de uma obra de arte intitulada de Public Prayer Booth. A cabine é uma proposta artística que pretende analisar a interação entre os aspectos privados da fé com o ambiente público.


Cristiane & Lucas G.

Um comentário: