
"Uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo homem e imita algo."
A característica própria desta teoria não reside no fato de defender que uma obra de arte tem de ser produzida pelo homem, o que é comum a outras teorias, mas na ideia de que para ser arte essa obra tem de imitar algo. Daí que seja conhecida como teoria da arte como imitação.
Vários foram os filósofos que se referiram à arte como imitação. Alguns desprezavam-na por isso mesmo, como acontecia com o conhecido filósofo grego Platão que, ao considerar que as obras de arte imitavam os objectos naturais, via essas obras como imagens imperfeitas dos seus originais. Ainda por cima quando, no seu ponto de vista, os próprios objectos naturais eram por sua vez cópias de outros seres mais perfeitos. Já o seu contemporâneo Aristóteles, mantendo embora a ideia de arte como imitação, tinha uma opinião mais favorável à arte, uma vez que os objectos que a arte imita não são, segundo ele, cópias de nada.
O artista, como imitador, é obcecado com a realidade, que é sua fonte primeira. Nos mínimos detalhes, tenta reproduzi-la, sem jamais alcançá-la, pois a imitação quase nunca atinge a qualidade do original. A vida e o mundo estão sempre surpreendendo a humanidade porque são amplos e complexos. Por isso, a arte, como imitação, sempre será diminuta quando comparada a original tão grandioso. Platão chega a sugerir que se abandone a empreitada artística, por sua futilidade. No Estado perfeito por ele idealizado, não haveria artistas.
Portanto a teoria da arte como imitação parte do principio de que toda criação humana é fruto de algum objeto já existente, sendo assim uma imitação de algum cenário, momento ou alguma coisa, porém sem jamais atingir a perfeição. As figuras ilustram exemplos de imitações, como a do pintor passando aquele cenário para o quadro, e a pintura abaixo, que ilustra diversos objetos e sentimentos.
Fábio e Rafael 421
Vários foram os filósofos que se referiram à arte como imitação. Alguns desprezavam-na por isso mesmo, como acontecia com o conhecido filósofo grego Platão que, ao considerar que as obras de arte imitavam os objectos naturais, via essas obras como imagens imperfeitas dos seus originais. Ainda por cima quando, no seu ponto de vista, os próprios objectos naturais eram por sua vez cópias de outros seres mais perfeitos. Já o seu contemporâneo Aristóteles, mantendo embora a ideia de arte como imitação, tinha uma opinião mais favorável à arte, uma vez que os objectos que a arte imita não são, segundo ele, cópias de nada.
O artista, como imitador, é obcecado com a realidade, que é sua fonte primeira. Nos mínimos detalhes, tenta reproduzi-la, sem jamais alcançá-la, pois a imitação quase nunca atinge a qualidade do original. A vida e o mundo estão sempre surpreendendo a humanidade porque são amplos e complexos. Por isso, a arte, como imitação, sempre será diminuta quando comparada a original tão grandioso. Platão chega a sugerir que se abandone a empreitada artística, por sua futilidade. No Estado perfeito por ele idealizado, não haveria artistas.
Portanto a teoria da arte como imitação parte do principio de que toda criação humana é fruto de algum objeto já existente, sendo assim uma imitação de algum cenário, momento ou alguma coisa, porém sem jamais atingir a perfeição. As figuras ilustram exemplos de imitações, como a do pintor passando aquele cenário para o quadro, e a pintura abaixo, que ilustra diversos objetos e sentimentos.
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nao aparece os quadros :) :)
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